quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MARA MONTEZUMA ASSAF ESCREVE SOBRE REFORMA ELEITORAL PROPOSTA PELOS PETRALHAS

O atual sistema eleitoral baseado no voto proporcional realmente não é o melhor método  para elegermos candidatos, pois permite que votemos num político cheio de qualidades e acabemos elegendo também um desqualificado, um despreparado, um escroque até.
Já há algum tempo zumbe no congresso a proposta de reforma eleitoral do deputado Henrique Fontana (PT/RS) , que conta com a simpatia de muitos de seus colegas, e que  propõe o voto em listas fechadas para deputados federais, estaduais e vereadores. Acontece que não passa de um ardil muito bem elaborado para garantir a reeleição destes atuais políticos, a grande maioria deles já tendo deixado  rastro de lama atrás de si. Segundo a proposta do petista o eleitor não vota em um candidato, mas numa lista partidária e se o partido (ou mesmo a coligação) fizer  votos suficientes para eleger , digamos, 20 deputados num determinado estado, os 20 primeiros da lista estão eleitos, acabando assim com a chance de renovação e aumentando o poder dos caciques. Alerte-se que , enrustidos dentro de uma lista fechada, podem estar deputados de todo tipo, sendo que o tipo mais comum e em maior número são estes mesmos que salvaram a pele de Jaqueline Roriz...e quetais. Não é à toa que José Dirceu é defensor fervoroso do sistema de voto  em listas fechadas.
O deputado Francisco Dornelles, PP/RJ propõe uma solução prática viável: o distritão, que acaba com votos de coligação e com sobras eleitorais. Simplesmente são eleitos os candidatos mais votados , independentemente do partido pelo qual se candidataram. Simples, não? Só que não interessa aos políticos de hoje, pois através deste sistema os corruptos serão alijados do poder nas próximas eleições. É tudo que não querem! É tudo que nós queremos!

Mara Montezuma Assaf

2 comentários:

  1. As reflexões de Mara Montezuma, 65 anos, aposentada, líder comunitária e scriba por natureza, mantem viva a importante chama do tema abordado. Ademais nos remete a refletir sobre os ríscos de um acidente de percurso com a provação do projeto petista.

    ResponderExcluir
  2. Brilhante, Mara! Agora sabemos que mudanças neste país só de baixo para cima, pois para quem está lá, está muito bom assim...
    E quando as pessoas começam a ver quem é realmente o PT, esse é um excelente meio de se perpetuarem no poder APESAR dos votos contra...

    ResponderExcluir